Coroinhas: conheça o grupo formado por crianças e adolescentes que servem ao altar de Deus

“Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um ‘viveiro’ de vocações.” (São João Paulo II)

2013
Grupo de coroinhas atua na Paróquia há 14 anos. (Foto: Reprodução)

Em 2004, o então Papa São João Paulo II escreveu uma carta aos sacerdotes, na qual falava sobre a importância de cuidar especialmente dos coroinhas, que segundo ele, eram como ‘viveiros’ de vocações. O Pontífice já sabia que o importante trabalho realizado pelos milhares de coroinhas, junto ao altar de Cristo, é a oportunidade ideal para plantar a semente da vocação no coração dos pequenos.

Essa tem sido a missão do casal Caio e Silvia, coordenadores do grupo de coroinhas da Paróquia São Vicente de Paulo, que há anos vem formando muitos jovens e ensinando-lhes a importância do serviço e do zelo pelo altar de Deus.

Formado em Agosto de 2004, após Padre Geraldo manifestar o desejo de possuir um grupo de coroinhas na paróquia, o grupo era composto por oito crianças e coordenado por três mulheres: Adélia, Fernanda e Taciana. Em 2005, o pároco fez um convite ao sr. Caio – que era ministro da Eucaristia – para que ele fosse o coordenador e formador do grupo. Ele aceitou.

Três anos depois, dona Silvia, esposa do sr. Caio e também ministra da Eucaristia, assumiu a coordenação junto ao seu marido. Atualmente, ambos são responsáveis pelas quase cinquenta crianças que compõe o grupo de Coroinhas.

DSC02351.JPG
Sr. Caio conduz formações aos coroinhas todos os sábados. (Foto: César Augusto)

Cerca de trezentos jovens e crianças já passaram pelo grupo desde a sua fundação. Entre eles, alguns que hoje são pais e mães e outros que se destinaram a vida religiosa.

Dentro do grupo, existem os coroinhas mais velhos que são chamados de formadores e auxiliam os demais durante as celebrações e formações.

O grupo tem como padroeiro São Tarcísio, um jovem mártir que servia ao altar e acompanhava o próprio Papa em suas celebrações. O jovem foi preso, torturado, apedrejado e morto após recusar-se a entregar a Eucaristia que carregava.

Confira algumas fotos:

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑